March 16, 2016

Ortodontia: levantamento de mordida

Como já sabem o aparelho dentário tem sido um dos meus melhores amigos e tem feito milagres na minha auto-estima e sexta-feira foi dia de visita. Saber como tudo estava e quais os próximos passos. A famosa manutenção. Só que desta vez, tive direito a brinde (ou não). O brinde foi colocar estas coisinhas azuis que podem ver na imagem. 

Imagens modelo

Para quem não sabe o que são, eu passo a explicar. Estas coisinhas azuis são para fazer o levantamento da mordida. Mas o que é isso? Perguntam muitos de vocês porque não fazem a mínima ideia, tal como eu não fazia. Sabia que me ia afastar os dentes uns dos outros para que não fiquem bloqueados e possam mexer-se à vontade e ir para o sitio certo, o que eu não sabia é que podia provocar dores de cabeça, por exemplo. E eu já sofro imenso com dores de cabeça. Resultado, dores continuas durante dias. Pois, isso mesmo. Acho que só ontem é que não me doeu. Estão a ver o filme não é? 

O facto de ter facilidade em ter dores de cabeça talvez não me ajude, mas não conseguir descansar o maxilar não é nada fácil. Ao que parece é um mal necessário. Tenho a mordida cruzada e este é o primeiro passo para tentar acabar com isso. É uma tentativa, que eu espero sinceramente que corra da melhor forma. Que as dores, valham a pena. É uma sensação pouco agradável, não vos vou mentir. A mim incomoda-me não conseguir unir os dentes de cima aos de baixo, mas não há nada a fazer. 

A solução dada normalmente é a remoção caso não seja suportável. Para já estou a tentar aguentar-me. Espero que com o passar os dias, semanas... e nova visita, as notícias sejam boas e as dores nulas! Até lá... aguenta cabeça, aguenta. E ela que já anda com tanta coisa lá para dentro.

Sabiam o que era o levantamento de mordida? Alguém já passou por esta fase? Se sim, ora contem-me...

24 comments

  1. Nao percebi. Mas afinal o que fazem essa cosisinhas. Impedem que serres os dentes completamente? E o que é "levantar a mordida"? Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqueles "bocadinhos de massa" chamemos assim para ser mais fácil, fazem com que os meus dentes superiores só se toquem naqueles pontos. Não permitindo que grande parte dos dentes se toquem para que seja possível mudar a forma das articulações. O levantamento da mordida no meu caso é para acabar com o cruzamento que existe, ou seja, ao cessar os dentes eles não ficam como deveriam e isso provoca uma data de coisas menos boas... Os dentes influenciam-nos em tudo!

      Espero ter ajudado a entender :)
      Beijinhos

      Delete
  2. O aparelho tem sido o meu melhor amigo também! Nunca me importei com o facto de ter a mordida cruzada até tomar consciência do que isso me provocava. Ao contrario da maioria das pessoas, o meu maxilar superior e inferior estavam ao mesmo nível - ao invés de estar o de cima mais á frente do de baixo. Uso à cerca de 8/9 meses e o maxilar já "descruzou" e agora estou à espera para mudar para uns brackets q o vão puxar um pouco mais para a frente. Já se nota os resultados e estou muito contente com a decisão de o ter colocado! Excepto pelas dores dos dois primeiros dias após manutenção, chamo-lhes os dias da "dieta liquida" XD

    Adoro o blog Joana!
    Rita, http://itsallritasfault.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Não fazia ideia do que era o levantamento da mordida, mas tendo em conta as dores que estás a passar espero bem que valha a pena e corra tudo bem!

    Beijinhos
    http://lostinsarasworld.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Olá Joana tb tenho mordida cruzada, mas penso que o problema é nos ossos, só com cirurgia, mas não me dói nada, só não gosto do aspecto.
    Será que resulta com o teu método??
    Beijinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      Olha sinceramente eu não sei bem. Tem haver com o formato da nossa boca sim e quando mais velhos somos, menos os nossos ossos se moldam. Neste momento uso um arame australiano e estou com este levantamento de mordida. O arame australiano ajudou um pouco, mas ainda é necessário um empurrão. Se ao fim de 2 meses não se notar grande diferença logo tentamos de outra forma, mas creio que não passe por cirurgia. Vamos ver se resulta! :)

      No meu caso a olho nu, só abrindo bem a boca é que se nota. Eu pelo menos vejo tudo "mais ou menos" normal, se é que me entendes!

      Beijinhos :)

      Delete
  5. Eu também tive de fazer esse levantamento de mordida, mas tirei esta semana. Quando o fiz tive de voltar a aprender a comer e a falar e, agora que já estava habituada, ao tirar, estou a aprender outra vez. :) Contudo, o resultado final vale sempre a pena. :D
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Olá Joana! Eu já usei aparelho há uns bons anos e durante muito tempo. Primeiro usei um no céu da boca para alargar e depois o normal, na parte de cima e em baixo. Cheguei a usar os elásticos também. Realmente, que época da minha vida!! Quando tirei o aparelho tinha os dentes espectaculares, alinhados, tudo no sítio, mas não sei se foi por ter tirado mais cedo do que devia ou pela minha própria natureza, algumas coisas voltaram ao que era. Ou seja, tenho os dentes direitinhos, mas voltei a ter mau encaixe entre a arcada de cima e a de baixo, e a tal mordida cruzada. Já me habituei. No meu caso é hereditário ;) corrigir só mesmo com cirurgia.
    Mas mesmo assim vale a pena usar, notei grandes diferenças e felizmente nunca sofri de dores de cabeça por causa disso.
    Beijinhos !

    www.luz-e-poeira.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Quando usei aparelho dentário não cheguei a fazer o levantamento da mordida, mas se calhar deveria tê-lo feito porque tenho um desvio nos maxilares, o que faz com que os meus dentes não assentem de forma correcta.

    Beijinhos e aguardamos pelo final do processo para ver o resultado.

    ReplyDelete
  8. Replies
    1. Eu só usei elásticos, depois perceberam que não seria mais necessário usar mesmo o expansor de mordida. Cerca de uns 6 a 8 meses, mas uma das razões era por eu não colocar todos os dias, atrasou mais o processo, em vez de agilizar.

      Delete
  9. Bom dia, pessoal!

    Coloquei aparelho ortodôntico ontem e, após a instalação, a dentista colocou essas bolinhas de resina em dois dentes inferiores.
    Estou muito angustiada!!!! Não consigo mastigar nada... dentes de trás não se encostam, tá impossível de mastigar. Até chorei de desespero por não conseguir comer.

    Como vocês fazem? Comem só coisas pastosas mesmo no período de estão com esse espaçador?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia!

      Olha tens mesmo de comer coisas mais pastosas como dizes. Papas, coisas que te alimentem na mesma. Sopas, iogurtes, e depois tens de tentar ir mastigando da forma possível. Ovos, por exemplo! Vai ser estranho porque os dentes não tocam e é uma chatice... Mas com o passar dos dias vais habituar-te a essa sensação e passas a comer as coisas normalmente!

      :)

      Delete
  10. Olá! Coloquei aparelho hoje e a tem massa alta no meu dente de trás na arcada superior. Eu não consigo mastigar, triturar nada, eles não se encostam? Isso é normal? Quando vou poder mastigar normal?

    ReplyDelete
  11. Olá! Sim, eu sei o que é que te colocaram. Essa massa é mesmo necessária para que os dentes não se toquem ou mal se toquem.

    É normal não se encostarem, com os dias a passar vais habituar-te mais e a massa acaba por ceder um pouco... Mas não vais mastigar 100% normal! É impossível...Mas é mesmo necessário! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  12. Fiz esse procedimento hoje, acho que nem tenho mais lágrimas pra chorar devido ao desespero de não consegui comer. Não consigo mastigar nada, isso é desesperador. Não consigo imaginar como vou come até tirar isso (e pelo visto vai demorar meses para tirar)

    ReplyDelete
  13. Fiz esse procedimento hoje, acho que nem tenho mais lágrimas pra chorar devido ao desespero de não consegui comer. Não consigo mastigar nada, isso é desesperador. Não consigo imaginar como vou come até tirar isso, e a dentista recomendou que eu tenha cuidado, pois se quebrar, pode trincar meu dente, o que me deixou mais assustada ainda.

    Em algum momento eu vou consegui comer normal, ou é realmente impossível?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bárbara não fiques assustada. Eu sei que dá uma aflição enorme, não conseguimos mastigar bem porque o maxilar superior não toca no inferior, mas com o passar dos dias isso vai passar mais e vais conseguir comer ligeiramente melhor, mas essa sensação não desaparece na totalidade.

      Convém teres cuidado para não fazeres força demais claro, mas à partida não te vai mesmo acontecer nada. Tenta ficar tranquila e opta por coisas mais moles para conseguires mastigar melhor! Batidos, sopas, papas, puré, massa... Este tipo de coisas dão para comer melhor!

      Delete
  14. Estou usando há 2 dias e é desesperador!dá vontade de voltar no dentista e pedir pra tirar.

    ReplyDelete
  15. Por quanto tempo você usou os batentes? estou usando há 2 dias e já estou desesperado.

    ReplyDelete
  16. Você já retirou a resina do seu? Se eu não aguento mais de dor. 😐😐😐

    ReplyDelete
  17. Você já retirou a resina do seu? Se eu não aguento mais de dor. 😐😐😐

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agora já Jéssica! Já não tenho o aparelho, mas é uma dor que vais ter de surportar...custa bastante eu sei! Mas ajuda imenso aos nossos dentes ficarem no sitio certo!!

      Força!! ;)

      Delete

Latest Instagrams

© Written by Joana. Design by Fearne.