Como fazer verniz gel em casa?


É caso para dizer: pergunta para um milhão, não? 

Quando começámos a nossa quarentena, depois de todas as grandes preocupações surgirem nas nossas cabeças... um dos assuntos mais badalados foram as unhas gel, não é? O que é que o desgraçado do mulherio ia resolver, porque de certeza que quando começámos a fazer unhas de gel não nos passou pela cabeça que viria uma pandemia e que íamos ter de resolver-a-coisa-da-melhor-forma.  E entenda-se por: resolver-a-coisa-da-melhor-forma, que cada uma resolve e deve resolver da forma que achar melhor para ela. Eu já vi optarem por várias resoluções: arrancar o gel com os dentes, partir o gel como como se não houvesse amanhã, deixar crescer até ver se aquilo se soltava e seja o que senhor nosso deus quiser, limar devagarinho, pintar por cima do gel, limar e aplicar tratamentos para fortalecer as unhas, pintar com verniz normal e claro, o verniz gel... no qual eu me encaixo. 

Não pensem que foi uma decisão fácil ou que acordei de manhã e decidi que ia ser assim. Levei mais de uma semana e meia a tentar perceber se era viável ou não, se ia correr bem, se me aventurava ou não. Não só pelos custos (tentei que fossem os menores possíveis mas que tivesse o material necessário), mas também porque se corresse mal o dinheiro ficava empatado e podia fazer muito mal às minhas unhas. Coisa que nenhuma de nós quer, já basta o que basta. 

Eu decidi comprar o kit verniz gel da inocos. Não só porque já conheço a marca há algum tempo, aliás quase todas nós já usámos vernizes inocos! E então porque não arriscar? O kit estava a um preço acessível e já trazia muitas coisas. Estou rendida à marca, as cores são lindas de morrer e a marca não engana. Não é pub, caso pensem isso. Paguei o meu kit e voltaria a pagar. Não podia estar mais satisfeita e sem dúvida que a escolha da marca pode influenciar o resultado final.

Na altura decidi comprar a celulose, o alicate, o óleo de cutículas, entre mais alguns materiais porque não tinha e não devemos iniciar o processo sem ter o mínimo dos mínimos. Deixo-vos algumas imagens dos meus produtos, mostro-vos a cor "Anita" que é a que tenho atualmente.


Posto isto, vamos lá começar na descrição de como fazer verniz gel em casa, sozinhas. Assim vão percebendo quais os materiais que são mesmo fundamentais e vão perceber que o processo não é difícil, demora algum tempo porque somos nós a fazer a nós mesmas, mas nunca é algo rápido e já estamos habituadas a isso. 

Ora bem... em 3...2..1....

Em tempos de quarentena o primeiro passo não há como enganar... é retirar o gel antigo, o melhor que formos capazes com limas. Eu usei apenas uma lima e consegui remover o gel de todas as unhas. Deixei apenas uma camada muito fininha como é recomendado porque não somos profissionais e para não danificar-vos a nossa unha sem necessidade. Vão passando com a escova ou pincel para ir removendo o excesso de pó das vossas mãos e limas. Eu notei diferença quando acumulava muito pó.

O resultado será ou deverá ser parecido com este:


As minhas unhas ficaram todas por igual, como conseguem perceber sem partes soltas ou arrancadas, no caso de vos saltar algum bocadinho mais vale ele sair mesmo, do que permanecer meio solto, pode dar-vos chatices e não queremos isso. Desde uma má catalização, uma unha que não fica bem feita ou até mesmo um fungo. Eu levei cerca de 2h30 ou 3h para remover o gel, mas quis fazê-lo com calma para não me magoar e não danificar as unhas. Acho que não me sai mal! 

Após tirarmos o gel, o segundo passo é passarmos com o bloco de polir nas nossas unhas, para ficarem bem polidas e sem arranharem. 

O terceiro passo é empurrar as cutículas com cuidado, e de seguida com um alicate/tesoura de cutículas tentar eliminá-las. Atenção: nem todas sabemos bem como usar o alicate sem arrancar mais do que devíamos, por isso se não se sentirem à vontade, empurrem-nas apenas. É preferível! No fim passar a escova/pincel e remover o pó!

Como podem ver na imagem à direita a mão já está preparada para iniciar a aplicação do verniz gel:



Resumindo...
1. Retirar o gel/verniz gel antigo (atenção que para quem faz verniz gel, pode usar o remover normalmente ou se já tiver habituado à broca também pode usar.)
2. Polir as unhas com o bloco.
3. Empurrar/cortar as cutículas e remover todo o pó em excesso.

Agora sim, é altura para começar a aplicação do verniz gel!

1. Passar o cleaner para não existir qualquer residuo e a unha estar bem limpa.

2. Aplicar o primer (o meu é o super primer da inocos) e deixar secar ao ar. Nada de catalisador! Eu deixo sempre mais tempo do que é dito, por isso 1 minuto ok? Na dúvida tempo a mais é sempre melhor!

3. Aplicar a 1ª camada da base (a minha é a super base da inocos) e catalisar.
Em vez de 30 sgs, deixo 60sgs. Como quero fazer com cuidado, sem que escorra coloco a super base no dedo grande e catalizo 30sgs, depois em 2 unhas e catalizo 30sgs. Ponho nas restantes 30sgs e meto sempre 60sgs no fim. 

4. Aplicar a 2ª camada da base (super base, no meu caso) e repetir o processo que fizemos na primeira aplicação. Antes de passar para a cor, deixo sempre mais 60sgs de forma a garantir uma boa catalização. É mesmo muito importante! 

5. Aplicar a 1ª camada da cor que escolhemos e faço o mesmo processo que descrevi nas aplicações da base. 

6. Aplicar a 2ª camada de cor e repetir o processo. Deixar 60sgs a mais antes de aplicar o top coat. Tudo por uma boa catalização!

7. Aplicar o top coat (o meu é o super top coat da inocos - sem goma e com extra brilho). Basta uma camada do mesmo e catalizar. Eu faço 60sgs por duas vezes. Se o vosso tiver goma, limpem com o cleaner e coloquem oléo de cutículas - os meus são de amêndoas e cereja - cheirinhos maravilhosos!

O resultado final da primeira vez foi este:


Não nos podemos esquecer nunca de: 
- Catalizar bem entre passos é essencial!
- Não tocar nas cutículas nem com a base, nem com a cor, é super importante!
- Passar o pincel da base e da cor pela ponta da unha para celar o que estamos a fazer e repetir o processo no fim com o top coat. Protege a unha e faz com que dure mais tempo. 
- Usar todos os produtos da mesma marca para mim também é fundamental, nós não somos profissionais, por isso mais vale jogar pelo seguro, volto a dizer que não fui patrocinada, apenas acho que nem todas as marcas proporcionam o mesmo e só posso falar da que decidi usar em casa, não comprem várias marcas, vai ajudar-vos!
- Não esquecer que as camadas são finas. Camadas finas aguentam mais. Por isso, estiquem bem o produto meninas! 
- Não saltem ou misturem passos, vai dar asneira, vão perder unhas ao fim de uma semana e podem arranjar uma brincadeira grave nas vossas unhas.

E da segunda vez foi este:


Eu só posso falar do meu caso. Fiz há 3 dias o meu verniz gel pela segunda vez sozinha e o meu feedback é que a primeira vez aguentou 3 semanas. Decidi fazer após 3 semanas para retirar restos de gel antigos e porque a primeira vez nunca é tão perfeita como as seguintes, mas as unhas teriam aguentado as 4 semanas. Agora vou fazer o teste das 4 semanas e prometo contar-vos se correu bem ou não! Há quem faça há muito tempo em casa e durem 1 ou 2 semanas, a essas meninas vejam se estão a fazer tudo bem ou se pode ser qualquer outro motivo!

Sim, estes "super" produtos prometem uma longa duração como um gel. Daí ter escolhido a super base, o super primer e o super top. Também têm produtos "não-super", como a "base e top" que vem no kit e irei usar até para ver a diferença, mas a verdade é que a marca promete e cumpre. 

Por isso, às meninas que me perguntam como é possível o meu verniz gel durar tanto tempo e os delas ao fim de uma semana ou lascam ou perdem uma unha ou qualquer-outra-crise, não há segredos. O meu segredo é fazer cada passo como com cuidado e atenção, sem inventar, não misturar passos, não catalizar mal só porque quero despachar-me rapidamente do assunto e não misturar marcas diferentes no processo. Simplesmente porque não vale a pena, não há necessidade meninas! 

Espero ajudar todas as que precisarem de uma mãozinha.
Alguma dúvida deixem mesmo nos comentários ou enviem mensagem para o blog/instagram que irei responder o mais brevemente possível. 

Se gostassem que vos explicasse de outra forma digam-me!

Boa sorte e continuem bem e em segurança! 

Comments

Post a Comment

Form for Contact Page (Do not remove)